Marcos Espínola é advogado criminalista e especialista em segurança pública divulgação

Advogado é um profissional liberal, devidamente habilitado em Direito, tendo como premissa prestar assessoria jurídica a seus clientes. O artigo 133 da Constituição de 1988 prevê que ele é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Mas quando são eles os alvos da criminalidade? Pois é, cada vez mais o crime tem voltado suas ações para atingi-los, o que é preocupante.
O mais novo golpe da praça são bandidos que se passam por colegas de profissão, entram em contato com clientes por intermédio de mensagens por aplicativos e se apresentam como advogados do escritório, cujo cliente tem processo em andamento, para lesá-los.
Eles se informam sobre os processos, estes geralmente de cunho indenizatório, e identificam qual Banca de Advogados atende o referido cliente. Ao se comunicar com o cliente, anunciam que há quantia a receber, mas para isso precisam de um adiantamento. Do outro lado, a vítima, ciente de que realmente tem um processo em andamento e que este está, sim, sendo tratado pelo escritório anunciado, acaba por cair na conversa, pagando a quantia e perdendo o dinheiro.
Isto significa dizer que a audácia do crime organizado, pois muitas dessas ligações partem dos presídios de todo o país, realmente não tem limite. Desafiam aqueles que representam os legítimos interesses das pessoas em juízo ou fora dele. Não é de hoje que advogados são alvos. Recentemente Rodrigo Marinho foi assassinado próximo ao prédio da OAB e do Ministério Público.
Novas tecnologias nos trouxeram facilidades, mas também superdimensionaram as modalidades criminosas. É importante cada cidadão entender o modo de atuar de cada fornecedor que lhe atende, seja um banco, uma empresa e, agora, até os escritórios de advocacia. Ou seja, sabemos que bancos não enviam mensagens solicitando senhas, depósitos ou dados pessoais. Portanto, diante de uma mensagem dessa, ignorar é essencial.
Agora, com os advogados que travam uma relação de total confiança com o seu cliente, diante de uma mensagem solicitando qualquer informação e, essencialmente, dinheiro, o melhor a fazer é prestar atenção ao número de onde vem a mensagem e entrar em contato direto com o seu advogado de atendimento, se possível, pessoalmente, para minimizar qualquer risco de cair em golpes.
Quanto às autoridades, o que se espera é um avanço cada vez maior e mais ágil para melhor controle dessas plataformas de mensagem em busca de maior segurança para a população.
*Marcos Espínola é advogado criminalista e especialista em segurança pública