Ocorrência foi registrada na 92ª DP.Foto: Divulgação/Disque Denúncia

Rio das Flores - Policiais militares da 2 ª UPAm apreenderam no último sábado (20), sete pássaros da fauna silvestre brasileira, três alçapões e uma gaiola em Rio das Flores. A apreensão ocorreu após uma denúncia de caça ilegal de animais feita ao Linha Verde.
Ciente das informações, os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Concórdia foram até a Rua Vasco Ortigão, no bairro Comércio, onde o imóvel denunciado estava vazio. Em uma residência próxima, os policiais viram cinco coleiros, um trinca ferro e um curió, todos sem anilhas em gaiolas penduradas na parede. O proprietário dos animais, ao ser questionado sobre as licenças, informou não as possuir e, durante a fiscalização no interior do imóvel, os agentes ainda identificaram três alçapões e uma gaiolas de caça.
Diante dos fatos, a equipe deu ciência de crime ambiental de acordo com o artigo 29 da lei 9605/98 e, juntamente com o acusado, procedeu à 92ª DP para o registro da ocorrência. Na distrital, foi confeccionado um auto de apreensão e oficio de encaminhamento, e os pássaros foram transportados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde após tratamento serão devolvidos ao habitat natural.

A população de todo o Estado do Rio pode denunciar crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook.