Remoção visa segurança primária e é prevista no Decreto 15.601/19, levando em conta ainda riscos à saúde públicaDivulgação/Semop PMVR

Volta Redonda - Mais de 20 veículos em estado de abandono foram retirados das vias públicas de Volta Redonda neste primeiro trimestre de 2024, numa ação da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A ação conta ainda com a atuação da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR).
Somente em 2023, 115 veículos foram removidos das ruas em estado de abandono. Neste ano, o número é de 22. A remoção visa a segurança primária e é prevista no Decreto 15.601/19, também levando em consideração riscos à saúde pública. A atuação da Guarda Municipal é respaldada também pelo Código Civil Brasileiro e pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, destacou que a ação tem como foco principal a segurança primária, que trata do ambiente, gerando uma maior sensação de segurança.
“O nosso objetivo é atuar na redução de condições propícias ao delito. Um carro abandonado pode servir para atos ilícitos, bem como um problema de saúde pública, se tornando criadouro do mosquito da dengue, entre outros problemas”, apontou.
O secretário lembrou que a ação da Semop e da GMVR oportuniza aos proprietários desses veículos em estado de abandono que os levem para um lugar seguro e coberto onde possam deixá-los, inclusive cedendo o guincho da GMVR, caso não haja meios de locomover o veículo.
“Acreditamos que a melhor solução é a harmônica. Por isso, antes da remoção realizamos a notificação do proprietário e ele tem um prazo para a retirada desse veículo. Caso isso não seja respeitado, o veículo é removido e encaminhado ao depósito público municipal”, explicou o secretário Luiz Henrique.
O titular da secretaria de Ordem Pública ainda ressaltou a importância da população nesse trabalho. “A população pode e deve nos ajudar sempre com denúncias, que podem ser feitas pelos telefones 156, da Central de Atendimento Único (CAU), ou da Guarda Municipal, o 153”, disse.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.