Leandro Vieira, professor de Ciências Sociais - Redes Sociais
Leandro Vieira, professor de Ciências SociaisRedes Sociais
Por FRANCISCO ALVES FILHO

O carioca Leandro Vieira é formado em Ciências Sociais e se dedicou a ser professor do Ensino Médio. Tem 30 anos de idade e 9 de profissão. Trabalha na rede estadual, numa escola privada , no canal de vídeo aula online Pro Enem e numa rede de curso pré-vestibular. Abaixo, PROFISSÃO CERTA apresenta o relato que ele faz a quem pensa em seguir a carreira:

"Meu interesse em Ciências Sociais veio por ter interagido muito com movimento estudantil dentro do Ensino Médio, participado de grêmio e tudo mais. Isso gerou em mim interesse em fazer algo que tivesse a ver com política. Pesquisando, encontrei o curso de Ciências Sociais que me pareceu interessante. Minha ideia inicial era trabalhar com assessoria política, participação em sindicatos e coisas do tipo.

Antes de decidir, tive dúvida entre entre Geografia e Direito, principalmente. Geografia por gostar dessa área humanística, e Direito por uma questão financeira. As pessoas me desmotivavam em relação a Ciências Sociais, diziam que eu não teria como avançar financeiramente, que não teria um bom salário, então Direito sempre foi uma possibilidade. Fiz UFRJ, não é um curso difícil de entrar. Quando fiz o vestibular, a relação era de oito candidatos por vaga. Muita gente larga, pela carga de leitura que exigida e pela dedicação que acaba sendo necessária". (Veja aqui o depoimento completo)

 Quer fazer Ciências Sociais? (2)

"O que mais gostei do curso foi a possibilidade de ter uma abertura de mente, estudar coisas, de ver autores, de ter conhecimento, que gera uma visão de mundo nova, que você não está acostumado. Pra mim, isso foi a melhor parte. Abrir horizontes em relação à percepção e à visão de mundo. O que eu não gostei é que é um curso muito teórico. Tem pouco viés prático e pouca construção de percepção da realidade diretamente. A recomendação que eu posso dar é para o estudante se envolver com algo dentro da faculdade antes de ter a formatura".

Quer fazer Ciências Sociais? (3)

"Trabalho na rede estadual, numa escola privada , num canal de vídeo aula online chamado Pro Enem, e numa rede de curso pré vestibular. Eu segui o caminho de me tornar professor do Ensino Médio, de pré-vestibular. Esse mercado continua existindo, claro que com a mesma dificuldade de outros segmentos. A crise acabou afetando os pais que pagavam esse tipo de curso, a quantidade de alunos diminuiu, mas o meu ramo continua bom porque os pais sempre querem colocar filhos na escola".

Quer fazer Ciências Sociais? (4)

"Pra quem pretende seguir Ciências Sociais, eu vou ser bem sincero: tem que pensar muito bem, porque não é um caminho fácil. Qualquer disciplina de Humanas em nosso país, talvez à exceção do Direito, não tem valorização social e política relevante. É uma decisão de resistência. Fazer Ciências Sociais hoje em dia, assim como fazer Filosofia, História, é lutar por condições sociais que nem sempre se reverberam, nem sempre dão retorno".

POLÍTICA "Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam". Platão, filósofo e matemático grego.

Você pode gostar
Comentários