Jonathan Costa  - Divulgação
Jonathan Costa Divulgação
Por O Dia
Ele só tinha 7 anos quando ficou conhecido pelo refrão do seu maior sucesso "Dance potranca, dance com emoção. Eu sou o Jonathan da nova geração". E lá se vão 19 anos. Hoje, Jonathan Costa trabalha como DJ e segue o caminho do pai, Rômulo Costa, empresariando artistas. Na entrevista a seguir, ele fala sobre Antônia Fontenelle, sua relação com Verônica Costa, e anuncia o lançamento da música 'De Brisa na Vibe'. Jonathan também fala sobre Nego do Borel: 'Minha relação com Nego é zero'.
A primeira pergunta é sobre o seu passado. O que você lembra da época do Jonathan da Nova Geração?
Foi um tempo de muita alegria, superação e bons aprendizados. Descobri que família não é necessariamente do nosso sangue mas sim pessoas que nos amam e correm ao nosso lado.
Publicidade
Por que você não seguiu a carreira de cantor e passou a trabalhar como DJ e empresário?
Na época fui proibido de cantar porque no entendimento da vara da infância e juventude, mesmo eu cumprindo com todas as minhas obrigações de criança, eu não poderia cantar funk, mas precisamente o termo: "eu já estou crescendo cheio de emoção e eu já vou pegar um filé com popozão". Diante disso, tive que descobrir novos caminhos e assim me vi apresentando programas de TV, rádio, entre outras coisas ligadas ao funk.
Alguns famosos na faixa etária dos 30 anos já tietaram você? E nas ruas como é o assédio?
Não só na faixa dos 30, te darei um exemplo recente fui buscar minha filha que hoje tem 7 anos na escola e os amiguinhos da sala me recepcionaram cantando Jonathan da nova geração! Acredito que esse hit seja atemporal. Tem uma galera que já vem acompanhando em toda transição desde de Furacão 2000 até hoje em dia à frente do 'Jonjon o Baile'. E o pessoal me recebe com muito carinho.
Publicidade
Recentemente seu nome estava envolvido em uma polêmica relacionado uma ação judicial contra a sua mãe Verônica Costa? O que aconteceu? Você pediu mesmo uma indenização por não ter ganho nada quando criança?
Não houve um processo. Houve um questionamento em casa onde eu perguntei o que foi feito naquela época já que eu era criança e meus pais eram responsáveis pela minha carreira. Não pedi indenização, só quis saber o que foi feito naquela época.
Como é sua relação com a sua mãe? E com seu pai? 
Nem tudo são flores como qualquer família. Às vezes 'dá ruim' mas no final todo mundo se ama. O importante é que estarei sempre aqui para apoiá-los e dizer o que eu acredito.
Publicidade
A sua mãe é uma  mulher jovem e bonita... Você tem ciúmes?
Lógico quem não teria? Sou normal como qualquer filho, às vezes tenho ciúme sim da minha mãe porque ela tem um jeito muito garota. Eu tenho certeza que minha mãe teve que amadurecer muito cedo e em consequência disso em alguns aspectos, principalmente quando se trata de namorados, minha mãe é muito ingênua. Hoje é normal, existem pessoas ruins se aproveitando, já teve namorados onde deu 'arranca rabos' mas sempre em prol de proteger minha família. Eu sou assim, quando encontro algo errado, não consigo ficar calado. Ainda mais quando é com alguém que eu amo.
Já pensou em entrar para a política?
Não. Já recebi diversos convites, porém a minha prioridade hoje é 'Jonjon O Baile'. Viajo o Brasil e o mundo levando o funk, tenho meus filhos e com isso não me sobra tempo para me dedicar a uma vida política.
Publicidade
Como é a sua relação hoje com Anitta?
Hoje em dia não tenho mais contato com Anitta, mas ela nunca esqueceu suas origens. Recentemente foi headline no Palco Mundo do Rock in Rio onde ela fez uma grande homenagem a Furacão 2000.
O Nego do Borel também 'esqueceu' o começo na Furacão 2000? Qual é a sua relação com ele?
Hoje minha relação com Nego é zero, não tenho relação nenhuma. Infelizmente acontece de vários artistas esquecerem suas origens quando batem de frente com o mundos as ilusões. É uma realidade.
Publicidade
Fala verdade: No mundo do funk todo mundo se adora mesmo, todo mundo é amigo de todo mundo ou existe muita hipocrisia ?
A verdade é que na vida existe muita hipocrisia, não só no funk, em todos os aspectos. Muitas pessoas se cumprimentam sem querer cumprimentar.
Muitos funkeiros, MCs e DJs foram e ainda são presos por associação ao tráfico. Na sua opinião, o que acontece?
Na minha opinião existe muito funkeiro sendo preso no lugar de político corrupto que deveria estar atrás das grades. Sou uma das pessoas que tem a oportunidade de conhecer e vivenciar os dois lados da moeda. Ando na favela, caminho no asfalto e com propriedade posso te dizer que são regras diferentes. O sistema é outro. Na favela você não tem assistência do governo e quem dita as regras é quem está de frente no lugar. No asfalto a assistência é precária, muitas vezes falha,porém ela ainda funciona. No caso dos funkeiros,eles retratam a sua realidade. E quando batemos de frente com algo chocante, o invés de condenar, temos primeiro que compreender qual é a realidade desse artista. Para que assim possamos mostrar para o mesmo um caminho melhor. Muitas vezes o funk traz na sua letra uma denúncia do que ocorre no seu dia a dia. Precisamos julgar menos e compreender mais. DJ não é bandido e MC não é traficante. Ambos são artistas que nasceram muitas vezes em um ambiente de uma realidade paralela. O funk, a cultura, continuam sendo uma das principais armas para tirar os pessoas dessa ilusão. Então o que eu peço hoje é que a Justiça olhe de fato a verdade, o que está acontecendo e não como deveria acontecer.
Publicidade
E sua relação com Antonia Fontenelle? Existe algum processo?
Que eu saiba não... Bom ainda não fui notificado! (Risos) Minha relação com Antônia, hoje em dia, está encaminhada!
Vocês se dão bem ou só falam o essencial?
Por mim, sempre me darei bem com as mães dos meus filhos afinal de contas por elas que eu tenho as maiores riquezas do mundo!
Publicidade
A diferença de idade foi problema para você em algum momento?
Não, o que sempre pesou foram as atitudes.
E hoje? Como anda o seu coração?
Vivendo grandes amores à frente da minha carreira artística e dividindo meu tempo com meus filhos, que são minhas paixões!
Publicidade
Você tem vontade casar novamente e ter mais filhos?
Sim, tenho vontade de adotar.
Tem algum projeto novo algumas coisa que está pensando em fazer?
Sim, quando eu saí da Furacão muitas portas se fecharam. Então eu fiz uma promessa pra mim: eu vou servir de chave para abrir portas para aqueles que não têm oportunidade. O 'JonJon O Baile' em breve vai poder estar lançando vários novos artistas. Estou me preparando pra quebrar as regras e mudar o cenário.
Publicidade
Em que projetos você está envolvido atualmente?
Hoje estou envolvido no 'JonJon O Baile', um baile que é feito pra todos. A gente mistura desde um funk antigo a um funk atual, de 130BPM a 150BPM ou bregafunk, então aqui o nosso baile, que não é meu só, é nosso, é feito para espalhar diversão através do nosso funk.
Quando e qual será o seu próximo lançamento?
Meu próximo lançamento é um som cheio de alegria e dança porque tá misturando eu e os Hawaianos, inclusive vai ter clipe e música disponível pra todo mundo dia 22 de novembro. Chama 'Brisa na Vibe'. Venham conferir, é diferente de tudo que você já viu!
Publicidade
Quais são seus projetos para o futuro?
Meu projeto é estar revelando DJs, MCs e produtores. Quero fazer o que é a minha essência, revelar talentos e mudar o cenário.