Maria Júlia Coutinho e suas colegas de profissão negras da Globo - Reprodução
Maria Júlia Coutinho e suas colegas de profissão negras da GloboReprodução
Por O Dia
A apresentadora Maria Júlia Coutinho foi uma das convidadas do programa 'Em Pauta' sobre a questão do racismo. Ela ainda revelou detalhes de algumas experiências racistas que sofreu desde de muito cedo ."O racismo é desde o nascimento, desde a infância. Eu tenho a lembrança desde pequena, desde criança, uma coleguinha ter perdido o estojo e ela decidiu que eu peguei”, lembrou Maju que continuou em seus relatos.
"Eu já era adulta, estava no litoral, meus pais tem uma casa em Guaraqueçaba. Eu passei na rua sozinha e tinha um grupo de jovens brancos do lado da casa dos meus pais e acho que eles não sabiam que a gente tinha uma casa lá. E começaram brincadeiras, barulhos de macaco. Eu voltei revoltada pra casa dos meus pais, chorei, comentei, fiquei brava... mas eu voltei e estraguei a festa. Disse que não poderia acontecer, que era racista. Eles ficaram assustados", contou a âncora do telejornal 'Hoje'
Publicidade
Além da Maria Júlia, as jornalistas Zileide Silva, Flávia Oliveira, Lilian Ribeiro e Aline Midlej, e o apresentador Heraldo Pereira - todas negros - também participaram da atração e contaram sobre suas lutas diárias contra o preconceito. “O racismo mata, nos fere. Das violências diárias que a gente tem que olhar e enfrentar. E esse enfrentar é um gasto de energia muito para não sucumbir e manter a cabeça erguida", concluiu Maju.