Aldir Blanc num dos eventos do Samba do Trabalhador, no Andaraí
 - Acervo / Candido Pardal
Aldir Blanc num dos eventos do Samba do Trabalhador, no Andaraí Acervo / Candido Pardal
Por O Dia
Na madrugada desta segunda-feira (4), o compositor Aldic Blanc de 73 anos, morreu no Rio, vítima do novo coronavírus. Ele estava internado no CTI do Hospital Pedro Ernesto. Ainda não há informações sobre enterro e velório do compositor, mas, como ele foi vítima de covid-19, a cerimônia de despedida deve ser rápida e reservada. Aldir é autor de 'O Bêbado e o Equilibrista', imortalizada na voz de Elis Regina no final da década de 70.
No dia 10 de abril, Aldir foi internado na Coordenação de Emergência Regional (CER) do Leblon, anexo ao Hospital Miguel Couto, em decorrência de uma infecção urinária e que resultou também numa pneumonia. Segundo Isabel, filha do compositor, os médicos chegaram a descartar a Covid 19 na ocasião. Já na terça-feira, o quadro de saúde de Aldir, que ainda estava na sala vermelha do hospital, se agravou, mas a unidade não tinha leitos de tratamento intensivo disponíveis.
Publicidade
Pelo Twitter, Isabel deu início a uma campanha para arrecadação de dinheiro para que o pai pudesse conseguir uma transferência de hospital. No vídeo, a jovem, de máscara, dizia que Aldir precisava de um leito de UTI com urgência para que pudesse sair da sala vermelha. A hashtag #AldirBlancSOS foi criada para popularizar a campanha. A cantora Fafá de Belém postou em suas redes sociais que também colaborou. "Acabei de fazer o meu depósito! Vamos ajudar a salvar esse grande artista", publicou a cantora horas antes de o compositor ser transferido para o CTI do Miguel Couto e, posteriormente, conseguir uma vaga no HUPE.